“Um coração feliz é o resultado inevitável de um coração ardente de amor.” (Madre Teresa de Calcutá)

“Amar é admirar com o coração. Admirar é amar com o cérebro.” (Theophile Gautier)


domingo, 20 de maio de 2018

Desanimado e Desesperado??? O que fazer???


O desânimo é o resfriado comum das emoções. Eventualmente, ele afeta a todos nós e se não tratarmos, pode agravar-se bem e contaminar as pessoas que estão ao redor se não estiverem com seus respectivos "sistemas imunológicos" FIGURADAMENTE dizendo, em ordem. Pode virar uma doença grave, pode virar uma epidemia, pandemia ou endemia, num lar, na família, entre as amizades, numa empresa!!!

Temos que ter uma saúde mental, inteligência emocional, embora pareça coisa de “AUTO-AJUDA”, eu até li alguns, mas na grande maioria são caça-níqueis, e diferentemente minhas palavras são baseadas em minhas experiências diárias, com erros e acertos, e esta parte da saúde mental e inteligência emocional aprendo diariamente com o relacionamento com “DEUS”, lendo a Bíblia onde diz: “...mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei” (Gálatas 5:23). Isto então não é nenhuma descoberta de escritor/autor de livro de Autoajuda, e sim instrução de “DEUS”!!!

Muitas das vezes, recebemos barulhos de confusão, vindo do inferno através de seus mensageiros, tentando semear descontrole emocional e confusão mental, através de notícias, convívios, atitudes, situações, vindas de diversos lugares, inclusive até de nossa família, da nossa casa...Vamos analisar e exemplificar com situações bíblicas, inclusive utilizando o SALMO 77 que é onde estou meditando para escrever esta postagem: (CLIQUE ABAIXO...)


Elias, homem de ferro de “Deus” do Antigo Testamento tornou-se tão desanimado que ele sentou-se debaixo de um zimbro e orou para morrer. De acordo com Marcos 8:12, até mesmo o próprio Jesus muitas vezes "suspirou" profundamente dentro de seu espírito.

Paulo teve muitas experiências difíceis na Ásia, que de acordo com 2Coríntios 1:8 ele disse, "até da vida desesperamos" A palavra "desesperado" significa, "estar em uma perda total" Em outras palavras, a situação de Paulo parecia tão desesperado que ele não via saída, mas a morte.

O homem que nós encontramos neste Salmo de referência, suportou todas as marcas que hoje seriam diagnosticadas como depressão. Ele sentiu-se esquecido e abandonado por Deus. Ele não conseguia dormir. Ele não conseguia articular seus pensamentos por causa da exaustão emocional. Ele estava cansado o tempo todo. Ele vivia no passado procurando por um dia que havia passado. Lembrou-se de quando ele era feliz e tinha uma música em seu coração, mas não mais, e ele não conseguia voltar para lá, não importa o quanto ele tentasse.

Ele ficou tão deprimido que ele mesmo começou a questionar Deus (7-9). "Será que Deus rejeitou o seu povo?" "Será que Deus não se importa?" "Será que Deus perdeu a compaixão?" Estas são perguntas penetrantes, mas eram as perguntas que viam do salmista quando ele se revolvia em desespero.

Ele não chegou a tal situação da noite para o dia. Existe sempre a progressão em tais experiências emocionais. O desespero começa com uma decepção que não é tratada de forma construtiva. O padrão é o seguinte: a decepção leva a dúvida, dúvida leva à depressão, e a depressão leva ao desespero. A decepção é o pai do desespero.

Algumas pessoas agora podem estar como o salmista e questionando se "Deus" as deixou sem ajuda no seu tempo de angústia. Mas o salmista teve uma visão surpreendente que o salvou de seu desespero. Vemos isso no versículo 10, "isto é a minha aflição", diz ele. Ele reconheceu que o problema era com ele e não com "Deus".
Ele viu que suas dúvidas eram devido a sua própria fraqueza, e não negligência de "Deus". Foi neste momento que ele decidiu fazer algo sobre o seu problema. Quatro vezes nos versículos 10 e 11, ele diz: "Eu...”.
 
Entenda, isto é significativo demais. Nós não somos vítimas indefesas de nossas emoções. Nós não temos de ser sequestrado por nossas atitudes. Podemos agir. Nossos pensamentos governam nosso humor, pois se pensarmos corretamente vamos nos sentir bem.
 
A maioria das depressões surge de um pensamento errado e nós temos dentro de nós o poder de mudar ou controlar nossos pensamentos. Para lidar com essas emoções prejudiciais devemos ser mentalmente fortes. Se você não lidar com suas emoções elas vão lidar com você. Você deve tomar a decisão de não permitir suas circunstâncias derrotá-lo.
 
Desculpa, se agora vou especificar ou melhor, direcionar as palavras para meu segmento, mas que é interessante e salutar para quem assim quiser... então... Como nós, cristãos devemos lidar com o desânimo e o desespero?

Na divisão por diante deste Salmo (11-20) o salmista nos diz o que ele fez. E nós podemos ser vitoriosos, fazendo as mesmas coisas.

I. Concentre-se na grandeza de Deus. (11-12)
A. Estude a Palavra de Deus e recorde Suas poderosas obras em outros dias.
B. Eu li recentemente que 93% dos cristãos deprimidos admitem gastar menos do que uma hora por semana no estudo da Bíblia.
C. Sempre haverá circunstâncias que nos trarão decepções, e elas podem nos levar a um ponto de desespero, mas elas são muito menos propensas se permanecermos num relacionamento com “DEUS” e no estudo da Bíblia, observando a grandeza de “Deus”.
D. Concentrar-nos na maneira como “Deus” agiu no passado, isso vai nos convencer de que ele vai agir em nossa vida.

II. Consistentemente dar graças por “Sua” grandeza. (13-14)
A. Quando o salmista se concentrou no que “Deus” tinha feito no passado, ele começou a cantar e louvá-Lo por Sua grandeza.
B. Não devemos encontrar a nossa alegria em nosso sucesso, mas no próprio Deus.
C. Se encontrarmos a nossa alegria em nossas realizações, então quando falharmos ou não tivermos sucesso ao nível que pensamos que deveríamos ter; ficaremos abatidos e nos moveremos na direção do desespero.
D. Nossa alegria não pode vir de coisas ou realizações, mas deve vir da pessoa de “Jesus Cristo”.
E. Devemos aprender a ser feliz com “Deus”.

III. Considere as obras de “DEUS”. (19-20)
A. Olhe para a história do Êxodo.
B. Lembre-se do profeta que foi alimentado durante toda a seca com a pequena quantidade de refeição da panela de uma viúva.
C. Lembre-se que a vida de Jesus foi poupada quando todos os outros meninos de sua idade foram mortos.
D. Lembre-se que a vida de Paulo foi poupada, diversas vezes para que o Evangelho pudesse seguir adiante.
E. Deus nunca falhou; o que te faz pensar que ele vai falhar no seu caso?

Então,"Deus" está trabalhando em nossas vidas, mesmo quando não podemos ver as suas pegadas, mas ele não deixa de estar trabalhando. Ele nunca nos deixará nem nos abandonará.

Resumindo e relembrando... “Em tempos de desânimo e desespero é necessário...
1. Concentrar-se na grandeza de Deus.
2. Consistentemente dar graças por sua grandeza.
3. Considerar as obras de “DEUS”.

Um grande abraço para Ti!!! “DEUS” Te Abençoe Poderosamente!!!
Marcelo Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário