“Um coração feliz é o resultado inevitável de um coração ardente de amor.” (Madre Teresa de Calcutá)

“Amar é admirar com o coração. Admirar é amar com o cérebro.” (Theophile Gautier)


terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Decida-se

Por Marcelo Almeida

Gosto muito de biografias, e sempre vou atrás de alguma leitura, e na maioria das vezes, o bom livro de papel... rsrsrsrsrs !!! Embora até tenha muitas das vezes em PDF ou aplicativos, mas gosto de rabiscar e fazer anotações, e numa dessas biografias de Franklin Delano Roosevelt, li que disseram para ele, por sua equipe de que seus planos para pôr fim à Grande Depressão dos EUA eram muito grandiosos, muito caros e muito difíceis. “Bem”, bradou ele, “talvez estes não sejam perfeitos em todos os aspectos. Mas, por DEUS, temos que fazer alguma coisa!” Sua administração teve o mérito de ter colocado os Estados Unidos novamente de pé. Somente porque um líder foi vigoroso!!!

Uma pessoa vigorosa decide, movimenta-se. Pode até não tomar a melhor decisão, mas ele sabe que fazer alguma coisa, pouca coisa que seja, e mesmo errando, é melhor que nada fazer, pois você terá a chance de acertar, verificando onde foi o erro!!!
Precisamos ser pessoas de decisão, pessoas de iniciativa.

Em nossa vida, se quisermos ser pessoas úteis e produtivas, precisamos dar fundamental importância aos “TRÊS Is” :
a) Informação;
b) Indignação;
c) Iniciativa.

A pessoa precisa procurar a informação, pois o homem mal informado é como uma moldura sem o quadro.
Tendo a informação, é preciso, se for o caso, indignar-se, pois a indignação altera a força de nossos pensamentos, estimulando-nos a agir. E, por último, é preciso tomar a iniciativa.

Existem três grupos de pessoas:

Primeiro, aquele grupo composto por pessoas que até possuem a informação, mas não se indignam, nem tomam a iniciativa. São os cultos de verniz: brilham, mas não possuem luz própria.

Segundo, aquele grupo composto por pessoas que possuem a informação e indignam-se, mas não tomam a iniciativa. São as que brilham, possuem luz própria, mas mantém esta luz escondida entre quatro paredes.

Enfim, o terceiro grupo, composto por pessoas que possuem a informação, indignam-se e tomam a iniciativa. Estas pessoas brilham, possuem luz própria e iluminam a humanidade com o esplendor de sua florescência.

Então, a que grupo pertencemos???
Vou dar um exemplo de uma situação que aconteceu comigo, não pra me autopromover, mas sim pois se encaixa no assunto.

No dia 21/11 do ano passado, recebi uma informação pelo Instagram, no meu direct da Pastora-líder da igreja, dizendo que era uma entidade que ela já ajudava e que era séria, referente a uma ONG Magic Beans Brasil, que providencia alimentos e moradia para crianças no Haiti, e que fariam algo de especial também no Natal para essas crianças, então obtive a informação, fiquei indignado pela situação dessas crianças, e tive a iniciativa em ajudar de imediato, fazendo minha contribuição e divulgando. Isso era em novembro último... Mas também não deixei morrer essa informação, perto do Natal fui verificar como estavam as coisas, e fiquei chocado pois ainda não tinham conseguido a meta, fiquei mais indignado e mais uma vez fui contribuir, e fui perturbar todos que poderiam ajudar na causa... foi gostoso, pois logo após dois dias depois mais ou menos conseguiram a meta, pois muitas outras pessoas se mobilizaram em outros lados, se movimentaram, tinham a informação, indignaram-se e tiveram a iniciativa em contribuir.

Sabendo-se que há pobreza e só ficamos nisto, pertencemos ao primeiro grupo, somos pessoas de um “i”, e só. Se sabemos que há pobreza e isto fere nossa sensibilidade, pertencemos ao segundo grupo, somos pessoas de dois “is”: temos a informação, ficamos indignados, e só. Se sabemos que há pobreza e isto fere nossa sensibilidade e agimos para acabar ou amenizar, contribuir para ajudar de alguma forma, somos pessoas de três “is”: Temos a informação, ficamos indignados, e tomamos a iniciativa.

O mundo precisa de pessoas do terceiro grupo, pessoas que não somente tenham a informação e se indignem, mas também tomem a iniciativa de mudar a situação.

E como passamos a fazer parte do grupo dos “TRÊS IS”???
Primeiro, temos que sair daquele grupo que diz “Antes, eu tinha certeza de que era indeciso, hoje, eu não sei se sou indeciso”. Isto é, devemos sair de cima do muro, posicionar-se.

Segundo, saiamos do nosso mundo tranquilo e sereno, da redoma, para conhecermos a miséria que está a nossa volta, a qual se aproxima cada vez mais da porta de entrada de nossa casa, e não estamos fazendo muitas das vezes nada para alterar esse quadro.

Terceiro, cultivemos o amor ao próximo, pois através do amor ao próximo, seremos impelidos a ser pessoas de decisão, pessoas de iniciativa. E então passaremos a ser o que muitos denominam de PESSOA INTEGRAL, mas que é algo que JESUS já nos ensinou a muito tempo.

Seja então uma pessoa de decisão!!! Não de confusão, ou procrastinação!!!

Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário